Fique por Dentro

TAPUMES DE CONSTRUÇÃO LOCALIZADA NA MOOCA RECEBEM INTERVENÇÃO ARTÍSTICA Voltar para notícias

TAPUMES DE CONSTRUÇÃO LOCALIZADA NA MOOCA RECEBEM INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Obra da SOLINT Construtora em parceria com a Oito Arquitetura ganhou cores e vida através do grafite.

Quem passar hoje pela altura do número 419 da rua dos Campineiros, no bairro da Mooca, poderá notar um canteiro de obras bem diferente: o concreto e os tapumes habituais deram lugar a ilustrações, cores e formas. A convite da construtora SOLINT e da Oito Arquitetura, o grafiteiro Carlão Bernini preencheu todo o entorno da edificação com sua arte urbana em formato de grafite.

A ação é uma iniciativa da construtora paulistana para transformar o aspecto cinza e sem beleza das construções em telas de arte disponíveis para toda a sociedade. A empresa entende que seu papel vai além de construir estruturas e que sua missão também permeia pela valorização do espaço urbano e pela contribuição e incentivo da cultura e arte da cidade de São Paulo.

O jovem artista Carlos Eduardo Lagôa Bernini, conhecido como Carlão Bernini, iniciou sua carreira no grafite em 2012. Desde então, já possui mais de 50 projetos desenvolvidos que vão de residências, muros, calçadas, até eventos e trabalhos no comércio. Seu estilo pode ser considerado como livre, sem rótulos e sem julgamentos. Carlão acredita que sua arte é destinada a todos e que ela é feita para que as pessoas pensem em suas próprias vidas quando pararem para apreciar seus desenhos e traços.

O processo de criação do mural - que mede 17 metros de largura por 3 metros de altura - durou cerca de 6 horas. Nele, o artista pôde socializar e interagir com moradores do bairro, colaboradores da construtora e transeuntes. Para Bernini, o principal desafio “foi agregar um olhar mais amigável à comunidade da região para algo tão rudimentar quanto uma construção com máquinas pesadas, concreto, barulho e pó.” Neste trabalho, o grafiteiro quis levar um pouco mais de vida e do universo lúdico para a metrópole. “Falta fantasia na nossa realidade. É tudo tão real, automático, variações de cinza que não valem a pena parar para apreciar”, conclui.

Para Bruno Piva, gerente de projetos da SOLINT, o principal objetivo do projeto foi “levar beleza e cor para a selva de pedra e poluição, além de fomentar o trabalho e a criatividade desses artistas”, afirmou.

Com mais de 18 anos no mercado, a SOLINT atua no planejamento e execução de projetos industriais, comerciais e residenciais. Ao longo de sua trajetória já realizou obras para grandes nomes da indústria nacional e seu portfolio possui uma vasta gama de soluções para a construção civil.

A intervenção artística assinada por Carlão Bernini estará em exposição até meados de outubro de 2015, período previsto para a finalização do empreendimento.